O Blended Intensive Programme (BIP) “Go for European Occupational Therapy” teve início no dia 11 de março e conta com a participação de 8 estudantes de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão.
Este programa resulta de uma colaboração entre 6 instituições de ensino superior de diversos países — Portugal, Áustria, Bélgica, Chipre, Noruega e Suécia — e envolve mais de 30 participantes, incluindo estudantes e 8 docentes.
Ao longo do período de março a junho, os participantes terão a oportunidade de explorar, de forma online, a realidade de cada país no que se refere à situação de grupos minoritários em risco ou em situação de vulnerabilidade social. O foco estará no mapeamento das variáveis que contribuem para essas situações, oferecendo uma análise comparativa das diferentes realidades europeias.
Em junho, os participantes irão reunir-se durante uma semana presencial em Antuérpia, onde irão partilhar uma visão comum e desenvolver estratégias para a contribuição da Terapia Ocupacional na promoção da participação e do bem-estar das pessoas pertencentes a esses grupos sociais vulneráveis.