Navegação na página
Enquadramento
Em 2012 a demência foi declarada, pela OMS, em conjunto com a Alzheimer’s Disease International (ADI), como uma problemática de saúde pública. Portugal, à data, surgiu como o 4º país com mais casos de demência por mil habitantes – total de 205 mil casos.
Em janeiro de 2022 a Lancet apresentou um estudo sobre a prevalência da demência no mundo, confirmando um aumento significativo e apresentando uma estimativa de 351.504 casos em Portugal para o ano de 2050.
Na abordagem à pessoa com demência os benefícios do envolvimento em ocupações no dia-a-dia são indiscutíveis e reconhecidos pela comunidade científica. Diariamente, muitos terapeutas ocupacionais intervêm diretamente com esta população em múltiplos contextos, sendo expectável que promovam atividades com potencial terapêutico. Isto requer, inevitavelmente, o desenvolvimento e domínio de conhecimentos, competências pessoais e técnicas específicas.
Aliando-se a evidência científica à experiência profissional convidam-se os formandos a refletir sobre a natureza da intervenção e a (re)estruturar o raciocínio clínico com vista a fomentar a competência para planear, implementar e monitorizar sessões/atividades com resultados terapêuticos.
Destinatários
Curso
- Refletir sobre o contributo das neurociências para a abordagem da terapia ocupacional à pessoa com demência;
- Desenvolver o raciocínio clínico para intervenção com a pessoa com demência;
- Reconhecer a necessidade da especificidade das atividades terapêuticas neste contexto;
- Adquirir estratégias de planeamento, implementação e monitorização de sessões/ atividades terapêuticas nesta área.
- Articulação entre as neurociências e a terapia ocupacional.
- A importância de “reconsiderar a demência”.
- Abordagens, técnicas e estratégias terapêuticas para a promoção de sessões/atividades (individuais/grupo).
- Raciocínio clínico inerente ao planeamento, implementação e monitorização de sessões/atividades terapêuticas (individuais/grupo).
- Apresentação e análise de sessões, atividades, materiais e casos práticos.
- Elena da Conceição Pimentel Fonseca
- Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
- Mestre em Neuropsicologia pela Universidade Católica de Lisboa.
- Curso básico de Cuidados Paliativos.
- Coordenadora do Centro de Dia da Casa do Alecrim (Associação Alzheimer Portugal).
- Terapeuta Ocupacional da Casa do Alecrim (Associação Alzheimer Portugal).
- Professora Assistente na Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
- Orientadora clínica de estágios curriculares de mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais – Universidade Católica de Lisboa/ISPA e de Licenciatura em Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e Instituto Politécnico de Beja.
- Formadora CCP – experiência enquanto formadora e oradora, tendo realizado workshops, ações de sensibilização, palestras e outras comunicações.
Metodologias de ensino:
- On-line
- Expositiva associada a metodologia ativa e demonstrativa. Recurso a brainstorming, visionamento/análise de vídeos, demonstração de materiais, simulação de sessões/atividades e partilha de experiências.
- Não aplicável
Preço
- 65€*
Condições especiais
- Funcionários da SCML; antigos e atuais estudantes da ESSAlcoitão – 20% de desconto
- Educadores clínicos da ESSAlcoitão; Funcionários ou associados de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão – 10% de desconto
- No caso de desistência não haverá lugar a devolução do valor pago.
- Não aplicável.
Para a obtenção de aprovação, o formando deverá ter respondido corretamente a pelo menos 50% das questões do teste de avaliação (em formato quizz, realizado online)
A frequência do curso garante:
- Certificado de Frequência – a solicitar pelos formandos que assistam a pelo menos 80% das horas de formação e realizem avaliação com aproveitamento.
- Certificado de Participação – a solicitar pelos formandos que assistam a pelo menos 80% das horas de formação e não realizem avaliação.
Informações
- 65€
Número máximo de estudantes: 12